quarta-feira, 2 de março de 2011

Estar ou não nas decisoes da AGECOPA, eis a questão!


Saiu hoje um artigo relacionado a COpa, seu andamento e a inserção do trade turistico local. É sabido que muitos iriam ficar de fora, ou talvez, como critério, foi necessário contemplar outros parceiros.

Vejam esse artigo que saiu na Midia News, do Oiran. No rumor dos tambores, muitos também serão excluidos do processo. Será viável ou salutar? Vamos acompanhar pessoal


OPINIÃO02.03.11 | 07h43

Respeito à história da minha terra

OIRAN GUTIERREZ



Comentamos sobre diversos assuntos que estão ligados ao setor turístico como a falta de infraestrutura em pontos estratégicos, a situação do aeroporto e até o atendimento na área de saúde. Ressalto que não faço críticas, apenas avalio determinadas situações vivenciadas pelos nossos turistas.

Quem sou eu para dizer o que anda certo ou errado na saúde. Respeito a opinião de pessoas como o renomado médico Gabriel Novis Neves, com quem convivi quando estudava engenharia na UFMT, nosso eterno reitor, que tem pontuado como anda a nossa saúde. Apenas sinalizei um fato, que caracteriza descaso no atendimento com o turista na Capital.

Valorizo muito a nossa cidade, pois sou um cuiabano de coração. Minha empresa está instalada aqui há mais de 28 anos. Sou mato-grossense, fui criado no Pantanal de Santo Antônio de Leverger, às margens direita do "meu" rio Itiquira. Nasci em uma cidade que, infelizmente, com a divisão do Estado, ficou para Mato Grosso do Sul, Rio Verde.

Adoro Cuiabá, meus três filhos são desta querida cidade, além de minha esposa. A cultura daqui é única e admirada por turistas de todos os lugares. Aprecio o rasqueado, as danças do cururu e siriri, o artesanato regional e a gastronomia.

Acredito que em nenhum outro canto se faz um peixe tão bom como o nosso. Nossa cultura é fantástica e deve ser valorizada em todos os sentidos. E o povo é um caso à parte, único, sem igual, mal te conhece e já torna seu amigo há anos... Eta gente boa desta terra de Dom Aquino Corrêa.

Relembro aqui o meu ídolo, o saudoso Seo Oliveira, com a sua sabedoria, criou a Festa Internacional do Pantanal, o evento que reuniu todas as riquezas da nossa terra, além da mostra do potencial turístico de nossas regiões. Ele deu início a um evento tão importante que, infelizmente, foi interrompido no governo anterior.

Meu reconhecimento se estende ainda a pessoas que estão lutando muito em prol do nosso turismo. Cito como exemplo o ex-diretor da Embratur e fundador da Empresa de Turismo em Mato Grosso, Francisco Lacerda, a empresária Vitória da Riva, premiada internacionalmente, e o empresário André Thuronyi o grande assessor da Eco-92, que estão lutando há mais de três décadas pelo fortalecimento do ecoturismo em Mato Grosso.

Infelizmente, eles não estão sendo consultados para os projetos de roteirização que são propostos para a Copa, isto é uma falta de reconhecimento dos talentos locais. Consideramos uma injustiça!

OIRAN GUTIERREZ é presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur) e presidente em exercício do Fórum de Empresários de Turismo de Mato Grosso.
oirangutierrez@hotmail.com