quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tipos de Restaurantes Comerciais - 1ª categoria

Ao pessoal interessado na área de A&B, e aos alunos do curso Tecnico em Gastronomia(SENAC), aqui está um material para consulta!!!! Nesta primeira parte, falaremos sobre os restaurantes de 1ª categoria, suas caracteristicas e formatos.


Boa Leitura!!

Bruna Figueiredo


Restaurantes de 1ª categoria

Oferecem geralmente refeições no sistema “ a la carte” e pessoal qualificado, pois o atendimento é requintado e exige do projetista, estudo do espaço, da decoração condizente com público que irá freqüentar.
Nesta tipologia temos os restaurantes internacionais e o gastronômico.
O restaurante internacional tem tamanho e categorias variáveis. Pode variar de 50 a mais de 200 comensais. Sua categoria varia em função da qualidade da cozinha, do serviço, do ambiente e da harmonia do conjunto. Os clientes são atendidos nas mesas, por pessoal qualificado que executa os serviços dentro dos padrões e regras internacionais. O seu cardápio é baseado em pratos d cozinha internacional( como cozinha internacional se consideram principalmente a francesa e italiana). Servem vinhos, tem variedade e quantidade, com a presença do sommelier para executar o serviço.
No entanto, o restaurante gastronômico possui características do internacional em relação ao serviço e o ambiente, mas é altamente qualificado quanto à produção culinária. É uma casa destinada à clientes amantes de uma boa comida e dispostos a pagarem preços bastantes elevados.
Nestas casas é comum o próprio “ chef ” desenvolver o “ menu” junto com o cliente. Possuem um bom estoque de vinhos de boa qualidade, a altura dos alimentos preparados.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Captação de Eventos

Atualmente fala-se muito sobre captaçao de eventos, em decorrencia da vinda da Copa e dos Jogos Olimpicos aqui para o Brasil. Mas o que é isso? Atenção: não confundam captação com capacitação!!!!

Captação de eventos é o conjunto de ações que tem como objetivo principal a conquista de eventos para o núcleo receptor. A execução deste trabalho envolve três atividades:

Análise das condições do núcleo para sediar eventos;
Avaliação dos tipos de eventos que podem ser realizados no núcleo;Definição da estratégia de captação de eventos para o núcleo.

1 – Quanto a análise das condições do núcleo receptor

• Existência de espaço para realização do evento;
• Capacidade hoteleira;
• Transportadoras turísticas;
• infra-estrutura de apoio e serviços.
- Atrações turísticas (clima, recursos naturais, aspectos culturais, lazer);
- Condições de estruturas turísticas;
- Condições de infra-estrutura (aeroportos, terminais rodoviários, segurança, rede
de comunicação);
- Aspectos políticos, econômicos, científicos, culturais, industriais que possam
direta ou indiretamente, ampliar o interesse dos participantes.

2 - Quanto à avaliação dos tipos de eventos adequados ao núcleo

• levantamento dos eventos a serem realizados e ainda sem definição de local
de instalação;

• levantamento das características de cada evento quanto à temática, período
de duração, perfil de publico e quantidade estimada, necessidades técnicas,
possibilidades de patrocínio, apoio e divulgação;

• análise das condições reais dos núcleos para atender às necessidades do
evento que o núcleo tem interesse em sediar;

• analise das repercussões do evento no mercado turístico do núcleo.

3 – Definição de estratégia de captação

Diferenciação – é um dos instrumentos mais importantes que a cidade
candidata a sediar um evento tem para se posicionar.
Identifique alguns diferenciais!!!

• recursos humanos: características do pessoal de contato
(competência, cortesia, responsabilidade, etc).
• Imagem: ligados à estratégia de comunicação, direcionado ao público-alvo, colocando os aspectos facilitadores para a realização.
• Atrativos turísticos: são diferenciais explorados na estratégia de comunicação. Despertar no visitante o desejo de conhecer
• Equipamentos tecnológicos.

As seguintes ações são:

- elaboração de uma linha de argumentos para defesa do núcleo;
- preparação de um projeto de defesa com dados de interesse do promotor;
- efetivação da candidatura ou inscrição para sediar o evento.

Entidades e associações de classe
Convetion Bureau ou instituições similares
Empresas promotoras e organizadoras de eventos
Empresas de turismo
Órgãos públicos

Lembro que postei somente os itens macro para entendimento global....

Eventos e Criatividade - Francisco Neto

“A criatividade começa com a quebra de paradigmas e padrões. Pode ser uma nova visão dos problemas, a busca de novas associações, a crença em novas formas. O ato criativo é um pensar diferente”.

Evente-se é a mais nova palavra de ordem no campo de eventos. Significa criar eventos para si próprio, em seu trabalho, lazer e entretenimento e em sua vida pessoal, reunindo clientes, parceiros, amigos,parentes, colegas de trabalho e publico em geral.
Exclamações e apelos - “ artistas, profissionais, executivos, atletas, consultores,religiosos,escritores, eventem-se!” – devem ser divulgados em todo o mundo.
Eventos são a mais nova forma de alavancagem de qualquer negocio profissional e pessoal nos dias de hoje. Sem eventos não se atrai publico, não se vende, não se promovem marcas e produtos, não se faz diversão para si e para os outros. Enfim, nada se faz sem eventos. Esse principio traduz a importância dos eventos com fator de alavancagem da industria de entretenimento, a macroindustria do desenvolvimento da humanidade.
Entretanto, não é fácil criar eventos. (...) A criatividade é o fator básico no sucesso de qualquer evento.
Neste aspecto, nós brasileiros, somos insuperáveis. Temos uma capacidade incomum de criar eventos de vanguarda, polêmicos e inusitados. Tem sido assim no esporte, na cultura, na ecologia e em muitos outros setores de atividades.
São eventos criativos que buscam novas formas de comunicação com o publico, apresentam temas inovadores e objetivam desvendar caminhos estéticos próprios.
Os eventos tornam-se elementos de transformação social, de aculturação, de educação, conscientização e mobilização de massas.Os eventos tornam-se os maiores e melhores geradores de conteúdo da mídia.
Os eventos são também fatores de alavancagem de industrias e setores. Cresce em todo o mundo o numero de eventos esportivos, culturais e de negócios. Com eles, revitalizam-se as industrias do turismo, do esporte e da cultura.
Os eventos criam, recriam, inovam e reinventam. Não são mais simples perfomaces, mas acontecimentos e agentes transformadores de toda a sociedade.
São experiências vivenciais, múltiplos focos de criatividade que dão a vida a personagens já falecidas, a fatos já ocorridos ou que irão acontecer e criam modas, tendências e introduzem novas temáticas na vida cotidiana das pessoas.
Por meio dos eventos, imagens são digitalizadas, corpos e objetos se multiplicam e movimentos ganham leveza. Há sempre multiplicação e superposição de imagens. No domínio dos eventos, já existem duas dimensões: real e virtual.
Há eventos dentro do seu tempo e fora de seu tempo. É o caso dos concursos de misses, tão populares e glamourosos dos anos 1950 – 60 e hoje praticamente extintos. Um outro exemplo são os festivais de musicas, a grande badalação da musica popular brasileira dos anos 1960-70 A Rede Globo tentou ressuscitar os festivais de musica com o seu Festival de Musica Brasileira 2000: um fracasso total.
Eventos têm o seu tempo. E os concursos de misses e os festivais de musicas já tiveram o seu. Em tais casos nem mesmo a criatividade é suficiente para assegurar o sucesso dos eventos.
Mesmo os eventos tradicionais (Carnaval, Reveillon, festas populares, festivais de musicas, etc)que sobrevivem ao tempo necessitam de maior criatividade para a sua permanente renovação.
Essa renovação implica mudanças significativas na programação das atividades dos eventos, no seu logotipo e no seu material de divulgação e também de sua versão virtual.
A personalização e a customização de eventos serão duas novas tendências. O cliente-telespectador, de posse de inúmeros recursos digitais, será capaz de escolher imagens do seu interesse, definir atores, personagens e participantes, escolher atrações e ter o seu evento sob medida.
A digitalização e a interatividade são os novos condutores dos processos criativos em eventos. Com a fusão tevê-internet, os eventos ganharam nova vida, com textos, som, gráficos, fotos e imagens tridimensionais. O telespectador será capaz de editar suas próprias imagens digitalizadas sob diversos ângulos de visão e permanecer atento aos diversos detalhes do evento.
Dispondo de velocidade de fluxo de dados, o telespectador também poderá acessar um considerável volume de informações sobre o evento.
As imagens serão dramatizadas, com som e ate cheiros locais. E, assim, a transmissão em tempo real ganha emoção e autenticidade.
O que observamos na verdade é a ocorrência de uma verdadeira revolução de eventos.Seus principais agentes são os coreógrafos, iluminadores, diretores e roteiristas que, com sua imaginação, criam roteiros, eventos e temas fantásticos.
O evento também agrega valor ao tema e ao espetáculo. De que valem o teatro, a dança, o esporte, a musica , o cinema, a fotografia e as artes plásticas em geral, se espetáculos e apresentações não trazem criatividade? Pois o publico não se contenta mais com simples shows. Quer muito mais – ampliar suas vivencias, melhor administrar suas emoções, descobrir o valor estético dos objetos, ampliar seus conhecimentos e buscar novas formas de vida e de aprendizagem.
Eventos são passagens obrigatórias e momentos essenciais em nossas vidas. È difícil explicar o que representam os eventos na vida das pessoas amantes das coisas boas da vida. Descrever seus benefícios é inútil. Eventos devem ser vistos e criados.
Paises, cidades, regiões, empresas, entidades e associações vão multiplicar suas agendas de eventos. E todos nos vamos ter a nossas agendas individuais de eventos. Vamos priorizar os eventos criativos.








Eventos e Criatividade

“... todo evento é o resultado de um ato criativo. Esta criatividade, este ato, deve espelhar a vontade de fazer, como fazer e porque fazer. Isto é criar...”.
(Marisa Canton)


Atualmente, as pessoas estão cansadas de receber informações da mesma maneira passiva. Estão atoladas de trabalho, e o mínimo que se faz para chamar a atenção torna-se um diferencial para um evento. Hoje em dia, a criatividade está acima de tudo!!! Mas o que criatividade afinal?
“Criatividade é a capacidade de dar origem a coisas novas e valiosas e, além disso, é a capacidade de encontrar novos e melhores modos ´para se fazer as coisas.”
(Mirshawka e Mirshawka)

Outros ainda dizem que, a criatividade é o poder de fantasiar aquilo que vai além da realidade.E aquele que é criativo, tem a sensibilidade e a força de percepção apurada. Ele tem a facilidade para imaginar hipóteses e audácia para empreender novos caminhos

Novos parâmetros em relação à criatividade em eventos

Eventos funcionais_____________________eventos multifuncionais
Eventos especializados__________________eventos multiespecializados
Eventos setoriais______________________eventos temáticos
Eventos reais________________________eventos reais e virtuais
Eventos convencionais__________________eventos interativos
Eventos tradicionais___________________eventos experimentais

A criatividade em eventos é simplesmente, a arte de proporcionar entretenimento para as pessoas que participam dele.

Atuaçao do Turismólogo na Organização de Eventos




O Bacharel em Turismo, tem uma formação humanística, técnica e multidisciplinar. Ele tem a capacidade de planejar, administrar, executar e orientar as atividades do turismo com uma visão holística.
A sua formação se baseia no desenvolvimento turístico de uma localidade receptora ,favorecendo a comunidade socialmente, economicamente, ambientalmente e culturalmente. Otimizando as produções e minimizando os impactos negativos causados pela atividade.
Segundo o código de ética, o trabalho do Bacharel e turismo deve ser orientado pelas premissas e princípios inerentes ao modelo de turismo sustentável. Sua atuação, nos diversos campos deve, necessariamente o aproveitamento racional dos recursos naturais e culturais nos processos de planejamento, produção e consumo dos produtos turísticos.



Pressupostos do modelo de turismo sustentável

• Planejar o uso adequado das áreas naturais no desenvolvimento da atividade turística;
• Criar roteiros e produtos adequados à legislação ambiental e vigor;
•Respeitar as comunidades receptoras, contribuindo diretamente para melhor absorção social dos benefícios proporcionados pela atividade do turismo
* 29/05/99 – Congresso Nacional de Bacharéis em Turismo

Por isso, sua atuação deve visar a qualidade nos serviços e a sustentabilidade dos recursos na localidade.
Assim sendo, podemos verificar a atuação do Bacharel em Turismo na organização de um evento da seguinte forma:
Mantendo a essência do tema em questão, ou localidade onde o evento irá ocorrer, prestando atenção a imagem que a sua organização e o evento irá proporcionar ao participante. Adequando a realidade onde será realizado o evento e agindo de forma estratégica, para obter resultados eficazes. Porém, prevendo impactos e buscando qualidade.

Vamos contribuir??? O que vocês acham...